03 de Dezembro é o dia internacional da pessoa com deficiência

foto, do peito pra cima, de um menino negro, que veste uma camisa jeans e se apoia em muletas, atrás dele é possível ver parte de uma cadeira de rodas amarela, encostada próxima a uma parede de tijolos aparentes, uma mesa e uma lousa.

A ONU aproveita a data para reforçar o tema de 2018: “empoderar pessoas com deficiência e garantir a inclusão e a equidade”

É sempre muito importante resgatarmos porque algumas datas são criadas, não é mesmo? Por isso, fomos beber direto da fonte, na Organização das Nações Unidas, onde tudo começou, para compartilhar com vocês.

Foi em 1992, na Assembléia Geral das Nações Unidas, que o dia 03 de dezembro foi proclamado como o dia internacional da pessoa com deficiência. Para os mais saudosistas e que gostam de ver os documentos, aqui está o registro: a resolução 47/3.

A data tem como objetivo ampliar a consciência sobre a necessidade de ações mais vigorosas e amplas em todos os níveis para garantir a equidade de oportunidades para a efetiva participação social das pessoas com deficiência, com autonomia e respeito.

Com o tema “empoderar pessoas com deficiência e garantir a inclusão e a equidade”, esse ano o foco foi o empoderamento para um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável. O lema “não deixar ninguém para trás” ganhou força com a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Por fim, damos destaque a mensagem no site internacional da Organização das Nações Unidas na data de hoje:

“As pessoas com deficiência, como beneficiárias e agentes de mudança, podem acelerar o processo para o desenvolvimento inclusivo e sustentável e promover a sociedade resiliente para todos, inclusive no contexto da redução do risco de desastres, da ação humanitária e do desenvolvimento urbano. Governos, pessoas com deficiência e suas organizações representativas, instituições acadêmicas e setor privado precisam trabalhar como uma “equipe” para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

É isso aí! Nós causadores, desejamos que hoje seja um dia de conscientização para todos e, que este dia, provoque mudanças positivas e atitudes inclusivas todos os dias.

Fonte: http://www.un.org/en/events/disabilitiesday/

Créditos imagem: ONU / Logan Abassi. Um jovem estudante de uma escola para crianças com deficiência no bairro pobre de Cité Soleil, em Porto Príncipe, Haiti.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s