Santa Causa e Trama lançam e-book sobre inclusão no trabalho

Capa do ebook formado por uma foto de um homem usando roupa social, sentado em uma cadeira de rodas e usando um notebook que está sobre uma mesa a sua frente. Sentado na mesa do lado, no fundo da imagem há outro home que fala ao telefone. A foto tem um filtro sépia (tons alaranjados e marrons). Sobre a imagem está o texto "Inclusão: Políticas de Gestão, Programas e Comunicação para o Engajamento.

O livro digital é gratuito e ensina metodologia para a contratação de profissionais com deficiência e como melhorar a comunicação no engajamento de equipes.

“Inclusão: políticas de gestão, programas e comunicação para o engajamento” é o mais novo material criado para ajudar as empresas que têm interesse em contratar profissionais com deficiência. O livro traz uma metodologia criada e utilizada pela Santa Causa para facilitar a criação de programas de inclusão profissional. A Trama Comunicação entra como parceira no conteúdo, orientado as ações de comunicação interna voltadas para a área de recursos humanos, com foco no engajamento e nas ações sociais das empresas.

O e-book, que pode ser adquirido gratuitamente por meio de download, é uma espécie de passo a passo para que os profissionais de recursos humanos entendam as principais etapas para a inclusão profissional de pessoas com deficiência e como melhorar a retenção destes no trabalho. Além de, explicar a importância de cada etapa, o material também oferece dicas de como executá-las.

A metodologia chamada de SMART, preconiza cinco etapas para um programa de inclusão que são: Sensibilização, Mapeamento de Cargos, Análise de Acessibilidade, Recrutamento e Retenção, e Treinamento. Os autores reforçam que o objetivo da metodologia é, principalmente, tornar o processo de inclusão mais qualitativo e bem sucedido tanto para a empresa, quanto para o profissional com deficiência.

“Focar em um programa de qualidade significa também uma redução de custos, porque um profissional quando incluído com os apoios necessários e na vaga adequada ao seu perfil, com certeza terá mais chances de realizar um bom trabalho”, garantiu Rafael Públio, um dos autores. Para Rafael usar a metodologia ajudará as empresas as terem uma visão mais ampla do processo de inclusão e prever potenciais desafios do processo. “Isso ajudará a economizar recursos e não desperdiçá-los com investimentos desnecessários”, completou.

Embora o livro traga uma metodologia, com foco  na gestão e no planejamento das ações, um dos principais pilares da metodologia é a quebra do preconceito e o engajamento das equipes no processo de inclusão. “Nossa preocupação é que a área de recursos humanos construa um programa, com metas e acompanhamento, mas no caso da inclusão de profissionais com deficiência, é essencial focar, também, na derrubada da barreira atitudinal, se isso não for feito nem o melhor planejamento vai funcionar”, alertou Aline Morais, consultora da Santa Causa e uma das autoras do livro.

Sob o ponto de vista comunicacional, o diretor de Conteúdo e Engajamento da Trama Comunicação, Adriano Zanni, reforça que tratar questões como diversidade e inclusão não apenas colabora para a melhoria do clima e da cultura organizacionais, como também auxilia no desenvolvimento de competências entre os colaboradores com vistas ao desenvolvimento de ambientes altamente inovadores.

“Organizações que abraçam essas temáticas, criando lastros para uma narrativa inspiracional, diminuem consideravelmente suas taxas de turnover e absenteísmo, integrando equipes e lideranças, o que se traduz em crescimento sustentável para os negócios. Muitas delas conseguem trabalhar melhor sua imagem e reputação perante os públicos de interesse por intermédio de projetos efetivamente inclusivos. Ainda vale lembrar que 91% das empresas listadas na Fortune 500 têm políticas sólidas sobre o tema, o que denota tal correlação”, reforçou.

Sobre os autores

Santa Causa
A Santa Causa é uma empresa que já nasceu com mais de uma década de experiência em projetos e negócios inclusivos. Seus consultores atuam para ajudar empresas a incluírem profissionais com deficiência e desenvolverem programas com foco na valorização da diversidade.

www.stacausa.com.br

Trama Comunicação
A Trama é uma das 20 principais agências brasileiras de comunicação e relações públicas voltadas para a construção, promoção e proteção de marcas. Há mais de 22 anos, desenvolve estratégias de comunicação integrada, que adicionam valor aos negócios, e tornam empresas influentes e engajadas com seus públicos por meio de uma narrativa única, original, inovadora e autêntica para a marca. Criam projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam, engajam pessoas e negócios rumo ao futuro.

www.tramaweb.com.br

Faça o download do ebook “Inclusão: políticas de gestão, programas e comunicação para o engajamento”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s