Dia Internacional e 10 anos da Convenção da ONU

logo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. É um círculo de linha azul, dividido ao meio por um retângulo azul onde está escrito 3 December. Na parte superior do círculo está o texto "International Day" e na parte inferior o texto "Persons with Disabilities". No centro do círculo há outro círculo formado por uma espécie de paralelogramos coloridos.

O próximo dia 3 de dezembro marcará as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e os 10 anos da Convenção da ONU sobre o tema.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado todo dia 03 de dezembro, foi instituído em 1992 pelas Nações Unidas. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre essa parcela da população e seus direitos e, ainda, mobilizar as pessoa para a necessidade de construirmos uma sociedade mais inclusiva, que respeita e valoriza a diversidade.

A data é sempre marcada por um tema que norteia as ações e as prioridades nas políticas públicas. Neste ano de 2016 o tema será “Alcançar os 17 Objetivos para o Futuro que Queremos”. O tema assinala a recente adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o papel destes objetivos para a construção de um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

Este ano, a celebração do dia internacional coincide com o aniversário de 10 anos da adoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – um dos tratados internacionais mais rapidamente ratificados pelas Nações Unidas até o momento e o documento mais importante de proteção dos direitos das pessoas com deficiência no mundo.

Entre as metas definidas pela agenda do ODS está avaliar e acompanhar as políticas públicas e ações implementadas pelos Estados para atingir os objetivos. E a Convenção é um dos documentos que precisa ser acompanhado e avaliado sobre sua aplicação, principalmente porque o ODS colocam a pessoa com deficiência como um dos públicos de atenção prioritária.  Além disso, o documento também reforça que a sociedade precisa garantir as bases para um futuro de maior inclusão para pessoas com deficiência.

Recomendações da ONU para a celebração do Dia

A Organização das Nações Unidas faz algumas recomendações para que a sociedade se organize e celebre a data. Saiba como você pode comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2016 em sua comunidade (baseadas nas recomendações da ONU):

Incluir: Ofereça oportunidades para eventos colaborativos e inclusivos, de preferência envolvendo as partes interessadas – governos, sistema das Nações Unidas, sociedade civil e organizações de pessoas com deficiência. Concentrem-se nas principais questões relacionadas com a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no desenvolvimento, entenda que as pessoas com deficiência podem ser beneficiárias e também agentes de mudança.

Organizar: Realize fóruns, discussões públicas e campanhas de informação em apoio aos temas do Dia Internacional, com o intuito de discutir e compartilhar boas práticas inclusivas e promova a capacitação de pessoas com diversas habilidades, estimulando seu desenvolvimento para que possam ser incluídas em suas comunidades.

Comemorar: Planeje e organize apresentações em todos os lugares para celebrar as contribuições feitas por pessoas com deficiência como agentes de mudança nas comunidades em que vivem. Crie oportunidades para que as pessoas com deficiência possam explorar todo o seu potencial, seja através da música, esporte, arte ou outras habilidades.

Agir: Um dos principais focos do Dia é a ação prática para realizar os objetivos do Dia para as pessoas com deficiência e suas comunidades. Então, destaque as melhores práticas e pense em fazer recomendações para as lideranças políticas locais, empresas, instituições acadêmicas, organizações sociais, equipamentos culturais e outros. Trabalhe para que a sua atividade deixe um legado e proponha uma mudança duradoura.

Texto baseado nas informações originais do site da ONU (em inglês): https://www.un.org/development/desa/disabilities/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s